NÃO PERCA!!!

Revista VendaMais Banner Amarelo 600 x 160

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Você possui uma meta, um objetivo?




A IMPORTÂNCIA DE TER UM OBJETIVO

Às vezes fico pensando sobre algumas pessoas que querem se dar bem na vida, ter sucesso pessoal e profissional, mas que não possuem um objetivo claro. Muitas até reclamam dizendo que o "mercado" vai mal, que as oportunidades estão escassas, que o Brasil está em recesso, entre outras bobeiras... O que elas não entendem é que por mais difícil que estejam as coisas e por mais obstáculos que a vida nos apresenta, é imprescindível que tenhamos a coragem de encarar os fatos tendo sempre em mente um objetivo claro.

Ter um objetivo claro na vida é essencial para obtermos o sucesso tanto pessoal como profissional! Uma pessoa que não possui objetivos, em qualquer lugar em que ela chegar serve! Tanto fez, tanto faz! Isso é ser passivo demais, diante das incríveis e rápidas mudanças no mercado brasileiro e mundial. O bom profissional possui objetivos que o levam a criar estratégias e planos afim de atingi-lo! Ele faz de tudo e se esforça ao máximo para aprender com o passado, aproveitar o tempo presente e planejar muito bem seu futuro! É aquele que constantemente pergunta a si mesmo: "Onde estarei daqui a 5 anos? Que evolução terei alcançado? Que objetivos terei alcançado"? E isso faz a diferença!!!

Me lembro quando logo no primário minha professora perguntou a toda a sala: "O que você quer ser quando crescer"? As respostas eram das mais variadas possíveis... Diante de algumas, até dávamos risadas! E muitos dos alunos, espelhados na própria imagem dos ensinadores do colégio respondiam: "Quero ser professor (a)"! Era muito interessante como nossa mente vagava num sonho que podia se tornar realidade em um futuro distante! Acredito que você já foi indagado por essa mesma pergunta: "O que quer ser quando crescer"? E aí? Você cresceu!!! Que objetivos você alcançou até agora? Se você tem dificuldades de responder a essa pergunta, provavelmente você não se planejou o suficiente criando estratégias que lhe dariam a possibilidade de chegar nesse alvo!

Bom, mas se acalme! Percebeu como o tempo passa?!? Ele passa rápido... E o tempo que passa não volta mais. Por isso é tão importante que você aproveite o seu tempo atual planejando o seu futuro estabelecendo metas e objetivos a curto, médio e longo prazo! Objetivos claros e alcançáveis! Que estejam constantemente diante de você afim de lembrá-lo que existe um alvo a ser alcançado, uma montanha a ser escalada! O seu objetivo é o topo e você não pode desistir de chegar lá! Pelo contrário, como um bom profissional você fará de tudo para se preparar e estar condicionado para a escalada.

Por isso, cada minuto é importante. Você deve administrar bem o seu tempo fazendo de cada instante um momento de aprendizagem e mais um passo em direção ao seu objetivo! Independente da sua idade ou escolaridade, faça essa pergunta a si mesmo: "Onde quero chegar daqui a 5 anos? Qual é meu objetivo profissional e pessoal? Tenho feito alguma coisa para caminhar em direção a realização do meu objetivo? O que estou fazendo para atingí-lo? Que estratégias e planos possuo afim de atingir meu alvo? Estou usando as ferramentas certas"? Você pode também criar objetivos a curto, médio e longo prazo. Faça esse exercício. Escreva em uma folha:

1) Meu objetivo a curto prazo é .................................................... (pode ser entendido como dias ou meses. Um bimestre, por exemplo).

O que estou fazendo para chegar lá?

2) Meu objetivo a médio prazo é ................................................... (pode ser entendido como meses ou até um ano, por exemplo).

O que estou fazendo para chegar lá?

3) Meu objetivo a longo prazo é ..................................................... (pode ser entendido como anos ou décadas).

O que estou fazendo para chegar lá?

Tenho certeza que fazendo essas perguntas você saberá planejar muito melhor seu tempo, para que atinja num futuro próximo, o seu objetivo!

Grande abraço!!!

Wagner T. Oliveira - coordenador de treinamento de vendas

"Quem planta 'tanto faz' colhe 'talvez'. Quem planta 'objetivo' colhe 'resultado'" -

Roberto Shinyashiki (Livro: Os Segredos dos Campeões - Editora Gente - pág. 37).