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sábado, 27 de junho de 2009

Como encantar seu cliente e vender seu "peixe"?

Muitas pessoas acreditam que o ato de vender é algo complicadíssimo e trabalhoso. Outros pensam que é um dom que vem de Deus. Mas poucos entendem que diariamente nos comportamos como vendedores mesmo não sendo um profissional da área! Vendedores ansiosos vivem procurando por uma fórmula mágica que resolva justamente este "problema": "Como conseguirei encantar o meu cliente e ao mesmo tempo, vender meu peixe"? Costumo dizer que as pessoas é que complicam demais!

A realização da venda em si é mais do que uma simples tarefa, é uma atitude de um profissional que realiza o sonho de uma pessoa, de um cliente! Mas como encantar o seu cliente e conseguir vender o seu peixe?

Coloco abaixo 3 passos simples que o ajudarão a encantar os seus clientes:

CONHEÇA SEU PRODUTO/SERVIÇO Muitos querem ter sucesso nas vendas mas não possuem ao menos o conhecimento básico e necessário do produto ou serviço que está vendendo! É extremamente necessário que você conheça muito bem o seu produto ou serviço, estando atento a detalhes, composição, fabricação, garantia, materiais utilizados, vantagens e benefícios. O cliente somente comprará seu "peixe" se ele observar algum benefício, alguma vantagem! Todos nós queremos ter vantagem quando compramos alguma coisa! Tudo isso dará ao seu cliente mais segurança ao realizar a compra.

SE POSSÍVEL, FAÇA COM QUE SEU CLIENTE TENHA CONTATO COM O PRODUTO Quando vamos a uma feira de frutas e legumes, muitos de nós queremos comprar as uvas que lá estão expostas, mas antes, pedimos ao atendente do supermercado que nos dê o prazer de experimentar ao menos uma! Isso fará muita diferença em nossa decisão de comprar ou não o produto! É claro que se você trabalha com serviços, é impossível fazer uma demonstração como essa. Como fazer o cliente fechar um seguro de automóvel se esse serviço é algo abstrato e o cliente não consegue tocar? Nessa hora é importante que você tenha a atitude de um consultor de vendas, fazendo com que o cliente se imagine usufruindo daquela vantagem, daquele benefício! Se o produto é algo concreto, faça com que o cliente interaja com o mesmo, tocando, mexendo, usando etc. (quando compramos um carro queremos primeiro fazer o test-drive) levando-o a ter uma sensação de já ser dono daquele produto! Isso fará muita diferença!

TENHA DISPOSIÇÃO E ENTUSIASMO AO FALAR/APRESENTAR O SEU PRODUTO/SERVIÇO Isso é essencial! Se você dá o 1° e o 2° passo mas não tem disposição, entusiasmo e alegria ao falar do seu "peixe", você terá grandes chances de fracassar! Não adiantaram os 2 primeiros passos. A proatividade e a alegria em demonstrar o seu produto faz com que o cliente se sinta muito mais a vontade para realizar o negócio com você! Clientes querem se sentir muito bem atendidos, sendo recebidos por pessoas alegres e motivadas, dispostas a mostrar as vantagens do produto que ele procura! Cada sorriso faz a diferença! Cada gesto prestativo faz a diferença!

Tudo isso me faz recordar agora de uma linda tarde de domingo de sol (e que sol) quando estava junto com meu irmão e minha mãe, andando pelo centro das ruas de uma cidade do Rio de Janeiro. Estava "louquinho" para tomar uma água de coco (me deu até água na boca agora...), quando então me dirigi a uma barraca onde vendia cocos. Perguntei à vendedora: "Quanto é o coco"? A mesma, sem ao menos olhar pra mim respondeu: "São R$2,00 e está quente"!!! O melhor mesmo foi tomar um bom refrigerante geladinho em casa, pois mesmo estando com muita vontade de tomar uma água de coco, não vi nenhuma vantagem em adquirir este produto naquela hora, além da vendedora não ter demonstrado nenhuma alegria em me receber.

Nós somos vendedores diariamente, quando vendemos uma idéia na fábrica, um projeto, uma decisão a ser tomada diante de uma situação difícil. É aí que usamos nossas técnicas de persuasão! Até mesmo para namorar, noivar ou casar, precisamos demonstrar nossas vantagens.

Elas farão grande diferença na resposta que receberemos: seja o SIM, ou o NÃO!